domingo, 7 de dezembro de 2008
Feliz Natal
E o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito;
o novilho e o leão comerão juntos,
e um menino os conduzirá
Is.11, 1-6
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
sábado, 25 de outubro de 2008
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
As chaminés da Covilhã
sábado, 6 de setembro de 2008
Maus Tratos na Velhice
Acabei de ler um artigo acerca da violência exercida sobre os idosos o qual motivou esta reflexão,que procurei que não fosse enviesada ou unilateral. Dela vos dou conta.
Tratam-se mal as pessoas e, tanto pior, quanto menos autonomia tiverem, daí as maiores vítimas serem as crianças, as mulheres e os idosos. É um facto que na nossa sociedade existe muita violência e que em muitos lares se tratam mal os idosos como noutros contextos se tratam mal as crianças e as mulheres.Os profissionais dos lares estão muito longe de terem a preparação adequada às suas ocupações. O próprio lar, com a sua obrigatoriedade de horários e modos de viver, representam uma ressocialização numa idade em que tal é inadmissível e impossível de aceitar,o que já constitui uma agressividade e prepara um clima de resposta violenta. Por isso não admira ouvir dizer a uma interna de um lar, ainda lúcida, ao regressar depois de um dia passado em família, “lá vou eu para o Tarrafal”. De facto, na nossa sociedade, já não existe outra forma de viver comunitária, obrigatória e arregimentada, senão a dos lares e das prisões. Portanto, a comparação que choca os filhos ou os netos, é muito correcta. Este é um dos motivos porque defendo os aldeamentos com pequenos apartamentos independentes e auxílio doméstico disponível, por forma a manter, “as long as possible”, a autonomia dos residentes.
Aristóteles tem um pequeno texto que vou transcrever, muito cruel, mas que frequentemente verificamos ser muito verdadeiro. Ao fazê-lo, apelo a que seja ensinado a envelhecer docemente, a manter a autonomia e cidadania até o mais tarde possível, mas preparando as pessoas para se não transformarem em tiranos egoístas, porque o outro ou outros, não são culpados da velhice e nada podem fazer para o impedir. Logo chegará o seu tempo de envelhecer também, por isso não vale a pena invejá-los. Ensinamos as crianças a tornarem-se adultos, devemos ensinar os adultos a envelhecer sem revolta, nãoa fingirem que não envelhecem. Sugiro mesmo que esta deveria ser a disciplina obrigatória em todas as universidades da terceira idade.
..........
13 – O Carácter do Idoso
ARISTOTELES, 2005, RETORICA , Volume VIII, Tomo I, Imprensa Nacional Casa da Moeda
Pastora
segunda-feira, 28 de julho de 2008
A importancia da foto tipo passe
Abri o e-mail em casa, acabada de regressar de uma ida a um fotógrafo, justamente para tirar uma foto tipo passe, destinada à renovação da carta de condução e outros documentos.
A forma de sentar a pessoa no banco, de lhe moldar a posição, endireitar as costas mas não demasiado, rodar a cabeça com as duas mãos e pedir a seguir um sorriso, em nada difere da do fotógrafo que, nos meus 7 anos, me fez uma foto tipo passe, destinada à matrícula na Escola e me conseguiu apanhar com os olhos tortos! Imaginem o meu desgosto quando fui buscar as fotos e vi aquela cara! Lá fui de novo ao fotógrafo, mandada pela minha Mãe, para repetir a foto porque eu não era vesga.
Aqueles trejeitos rápidos a que nos submetem, como se fossemos marionetas, dão como resultado, senão os olhos tortos de antigamente, pelo menos um esgar de quem parece que vai chorar. E foi isto que sucedeu hoje e por isso, lá irei de novo amanhã, tentar a sorte noutro fotógrafo, a ver se o documento que me vai acompanhar para o resto da vida, mostra a minha cara normal.
Quando vi o anúncio do meu amigo, respondi-lhe imediatamente que o considerava da maior actualidade visto a experiência por que acabava de passar. São bem empregues os 125 € do workshop, tanto mais que quem nos tira o retrato nem sequer é profissional e bem precisa de um pequeno curso por se tratar de um trabalho que, ao contrário do que parece, é mesmo importante pois nos acompanhará por muitos anos e até corre o risco de ser a foto que o jornal publica quando somos notícia.
quinta-feira, 5 de junho de 2008
e Portugal como vai ?
The Social Situation Report (SSR) is the Commission's main tool for monitoring developments in the social field across the EU Member States. The focus of the latest report is mainly on equal opportunities. The Report shows that income in EU Member States is more evenly distributed than in the US. The results show that Portugal, Latvia and Lithuania surpass the US. The most equal income distributions can be found in the Nordic countries, notably Sweden and Denmark. Portugal has the most unequal distribution. The analysis shows that those countries with a higher GDP also tend to be more egalitarian. It implies that promoting equal opportunities makes it possible to boost growth by mobilising resources that were previously blocked by discrimination and social exclusion. Thus higher education levels are of course associated with higher incomes and a much reduced risk of unemployment. As the new Member States catch up in terms of economic performance, rising incomes should result in a speedy reduction in the number of people with very low incomes. The speed with which this happens will reflect how successful the process EU's cohesion, national, economic and social policies are.
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Encontro Nacional de Universidades Sénior
No próximo Domingo, dia 11 de Maio, a Covilhã vai ser palco de um grande acontecimento nacional, o VII Encontro Nacional de Universidades Seniores.
Os alunos de cabelos prateados, virão de todos os pontos do país, desde o Minho ao Algarve. Só não serão mais, porque os 1.000 lugares do Teatro Cine da Covilhã, estão esgotados. E para servir um almoço sentado, com a dignidade que estes senhores e senhoras merecem, também não há restaurantes com maior capacidade na zona.
Deslocam-se de muito longe, porque no seu “dizer sim à vida”, vêm procurar o outro. A sabedoria da vida ensinou-lhes a necessidade de saírem de si, para entrarem em contacto, para con-tactarem, para tocarem os outros, para jogarem um jogo colectivo. Estes encontros são ocasiões de comunhão, de emoções partilhadas. Mas são igualmente actos sociais de afirmação pública da vontade de interacção. São a expressão de um sentimento comum de pertença, de associação, de fazer parte, do respeito por si próprio e pelos outros, com vista a atingir uma maior compreensão mútua. Neles, fortalece-se o espírito de solidariedade, de tolerância, de igualdade e de cooperação; rompem-se as fronteiras de grupos fechados, na vontade do encontro com os outros, para estudar problemas comuns. Em resumo pratica-se a cidadania e a autonomia.
O universo social das UTIs constitui uma elite, que exactamente por isso, proporciona indicadores das transformações sociais em curso. É formado por pessoas cujo querer viver se manifesta no desejo de actualização, no interesse e no envolvimento que têm nas suas actividades. São pioneiros sociais. São os arautos dos novos idosos que não permitem ser excluídos, que desejam manter a sua autonomia como cidadãos responsáveis e sábios.
sábado, 3 de maio de 2008
Benção das Pastas
Hoje foi dia de ser Feliz de um modo particular.
Foi a Benção das Pastas.
Indescritível.
Ver estes jovens prestes a terminarem a primeira fase da sua vida de estudo. Pensar que vão tentar entrar pela primeira vez, no mundo do trabalho.
São todos tão bonitos !
Que sejam felizes hoje e sempre.
E que saudades Deus meu !
sexta-feira, 2 de maio de 2008
5ª Feira da Ascenção
Deveria ter colhido três espigas três malmequeres e três papoilas, mais um raminho de oliveira em flor, um esgalho de videira com o cacho em formação e um pé de alecrim ou de rosmaninho florido.
As espigas querem dizer fartura de pão; os malmequeres, riqueza; as papoilas, amor e vida; a oliveira, azeite e paz; a videira, vinho e alegria; o alecrim ou o rosmaninho, saúde e força.
quarta-feira, 30 de abril de 2008
Maio de 68
Passaram 40 anos !
Depois de Maio de 1968 o mundo mudou.
O que foi que aconteceu em 68 ? Como começou?
O conflito alarga-se, porém, ao sector social, com manifestações sindicais nesse mesmo dia, acompanhadas de greves que paralisaram mais de 10 milhões de trabalhadores em França.
Fonte: Infopédia
E como são hoje os "boomers" de então ?
L'étude "Génération 68 : génération généreuse ?", présentée à la Fondation de France jeudi 17 avril, mettait en évidence la générosité croissante des ex-soixante-huitards et leur manière très personnelle de s'impliquer.
.......
Préparer l'avenir est devenu une priorité
Mais l'âge modifie aussi les comportements. L'étude montre en effet que le social, même s'il reste leur première préoccupation, et culmine (71%) dans l'ordre de leurs priorités (notamment en ce qui concerne la misère, le logement et l'aide aux personnes en difficulté), tandis que la politique chute de 25 à 6%.
Désormais sensibles à l'aide aux personnes âgées (48%), à l'aide aux personnes handicapées (41%) et à l'éducation (31%), les boomers sont moins attentifs au sport et aux loisirs (5%) ainsi qu'à la culture (4%). Oubliées les mentalités prônées par Mai 68, il faut, selon eux, préparer l'avenir sur le plan social et environnemental et revoir le système éducatif qui se caractérise par "trop de laisser-aller" et par un "manque de respect et d'autorité".
Fonte: Patrick Idoux – In Seniorscopie
sábado, 26 de abril de 2008
Dia Mundial do Livro
O dia do Livro foi 23 e, aqui na minha terra, foi comemorado e bem, com os lançamentos de livros na UBI.
Entre o extremo das palavras a perseguirem-nos por baixo das portas, e a sábia falta de palavras da linguagem dos testos, tem que haver um meio termo.
terça-feira, 22 de abril de 2008
Queima das Fitas
Reparei que coincide com o meu estudo actual de Kant. E um poeta, explica assim de modo fácil, que não podemos conhecer as coisas an sich, e o que conhecemos das coisas, depende de cada um de nós. Qual D. Quixote, às vezes também eu uso óculos côr-de-rosa!
....
Nas ruas ou nas estradas
onde passa tanta gente,
uns vêem pedras pisadas,
mas outros, gnomos e fadas
num halo resplandecente.
Inútil seguir vizinhos,
querer ser depois ou ser antes.
Cada um é seus caminhos.
Onde Sancho vê moinhos
D. Quixote vê gigantes.
Vê moinhos? São moinhos.
Vê gigantes? São gigantes.
De António Gedeão - Impressão Digital
sábado, 5 de abril de 2008
a fantástica aventura de ser humano
Eça de Queirós in A Perfeição
segunda-feira, 31 de março de 2008
Galileu de António Gedeao
Estou olhando o teu retrato, meu velho pisano,
aquele teu retrato que toda a gente conhece,
em que a tua bela cabeça desabrocha e floresce
sobre um modesto cabeção de pano.
Aquele retrato da Galeria dos Ofícios da tua velha Florença.
(Não, não, Galileo! Eu não disse Santo Ofício.
Disse Galeria dos Ofícios.)
Aquele retrato da Galeria dos Ofícios da requintada Florença.
Lembras-te? A Ponte Vecchio, a Loggia, a Piazza della Signoria…
Eu sei… eu sei…
As margens doces do Arno às horas pardas da melancolia.
Ai que saudade, Galileo Galilei!
Olha. Sabes? Lá em Florença
está guardado um dedo da tua mão direita num relicário.
Palavra de honra que está!
As voltas que o mundo dá!
Se calhar até há gente que pensa
que entraste no calendário.
Eu queria agradecer-te, Galileo,
a inteligência das coisas que me deste.
Eu,e quantos milhões de homens como eu
a quem tu esclareceste,
ia jurar- que disparate, Galileo!
- e jurava a pés juntos e apostava a cabeça
sem a menor hesitação-
que os corpos caem tanto mais depressa
quanto mais pesados são.
Pois não é evidente, Galileo?
Quem acredita que um penedo caia
com a mesma rapidez que um botão de camisa ou que um seixo da praia?
Esta era a inteligência que Deus nos deu.
Estava agora a lembrar-me, Galileo,
daquela cena em que tu estavas sentado num escabelo
e tinhas à tua frente
um friso de homens doutos, hirtos, de toga e de capelo
a olharem-te severamente.
Estavam todos a ralhar contigo,
que parecia impossível que um homem da tua idade
e da tua condição,
se tivesse tornado num perigo
para a Humanidade
e para a Civilização.
Tu, embaraçado e comprometido, em silêncio mordiscavas os lábios,
e percorrias, cheio de piedade,
os rostos impenetráveis daquela fila de sábios.
Teus olhos habituados à observação dos satélites e das estrelas,
desceram lá das suas alturas
e poisaram, como aves aturdidas- parece-me que estou a vê-las -,
nas faces grávidas daquelas reverendíssimas criaturas.
E tu foste dizendo a tudo que sim, que sim senhor, que era tudo tal qual
conforme suas eminências desejavam,
e dirias que o Sol era quadrado e a Lua pentagonal
e que os astros bailavam e entoavam
à meia-noite louvores à harmonia universal.
E juraste que nunca mais repetirias
nem a ti mesmo, na própria intimidade do teu pensamento, livre e calma,
aquelas abomináveis heresias
que ensinavas e descrevias
para eterna perdição da tua alma.
Ai Galileo!
Mal sabem os teus doutos juízes, grandes senhores deste pequeno mundo
que assim mesmo, empertigados nos seus cadeirões de braços,
andavam a correr e a rolar pelos espaços
à razão de trinta quilómetros por segundo.
Tu é que sabias, Galileo Galilei.
Por isso eram teus olhos misericordiosos,
por isso era teu coração cheio de piedade,
piedade pelos homens que não precisam de sofrer, homens ditosos
a quem Deus dispensou de buscar a verdade.
Por isso estoicamente, mansamente,
resististe a todas as torturas,
a todas as angústias, a todos os contratempos,
enquanto eles, do alto incessível das suas alturas,
foram caindo,
caindo,
caindo,
caindo,
caindo sempre,
e sempre,
ininterruptamente,
na razão directa do quadrado dos tempos.
quarta-feira, 12 de março de 2008
Páscoa
sábado, 8 de março de 2008
Dia Internacional da Mulher
Desde 1910, em homenagem àquelas mulheres, foi decidido comemorar o dia 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
sábado, 23 de fevereiro de 2008
Viagens dos 55 +
Olá contemporâneo !Não lhe apetece fazer parte de um grupo assim ?
Travel | Quirky Swedish travel company Rosa Bussarna (pink caravan) operates over twenty pink buses that travel around the world. Passengers embark on three to eight week trips. Two years ago, the company added trips exclusively targeted at people over 50, proving a success: today, Pink Caravan offers 14 trips solely targeted at youthful, adventurous baby boomers who want to relive their backpacking years. New travel services for boomers are plentiful: from Eldertreks to tripwiser.com. However, as travel ranks high on virtually every boomer's priority list, there's room for countless new travel concepts across the globe. One you can't go wrong with, if you focus and execute well.