quinta-feira, 8 de maio de 2008

Encontro Nacional de Universidades Sénior

No próximo Domingo, dia 11 de Maio, a Covilhã vai ser palco de um grande acontecimento nacional, o VII Encontro Nacional de Universidades Seniores.

Os alunos de cabelos prateados, virão de todos os pontos do país, desde o Minho ao Algarve. Só não serão mais, porque os 1.000 lugares do Teatro Cine da Covilhã, estão esgotados. E para servir um almoço sentado, com a dignidade que estes senhores e senhoras merecem, também não há restaurantes com maior capacidade na zona.

Deslocam-se de muito longe, porque no seu “dizer sim à vida”, vêm procurar o outro. A sabedoria da vida ensinou-lhes a necessidade de saírem de si, para entrarem em contacto, para con-tactarem, para tocarem os outros, para jogarem um jogo colectivo. Estes encontros são ocasiões de comunhão, de emoções partilhadas. Mas são igualmente actos sociais de afirmação pública da vontade de interacção. São a expressão de um sentimento comum de pertença, de associação, de fazer parte, do respeito por si próprio e pelos outros, com vista a atingir uma maior compreensão mútua. Neles, fortalece-se o espírito de solidariedade, de tolerância, de igualdade e de cooperação; rompem-se as fronteiras de grupos fechados, na vontade do encontro com os outros, para estudar problemas comuns. Em resumo pratica-se a cidadania e a autonomia.

O universo social das UTIs constitui uma elite, que exactamente por isso, proporciona indicadores das transformações sociais em curso. É formado por pessoas cujo querer viver se manifesta no desejo de actualização, no interesse e no envolvimento que têm nas suas actividades. São pioneiros sociais. São os arautos dos novos idosos que não permitem ser excluídos, que desejam manter a sua autonomia como cidadãos responsáveis e sábios.





1 comentário:

ANTONIO DELGADO disse...

Ola Mile,

É com exemplos deste que as cidades se afirmam e adquirem prestigio. Tiro o chapeu a todos quantos, de forma altruista e apaixonada, se envolveram para que encontro fosse realidade. À Mila dou os meus sinceros parabéns por publicitar tão nobre evento.
Um abraço solidario e fraterno.

António