segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Pensionistas reformados - matem-se todos!

As pensões dos trabalhadores portugueses, com as raras excepções das dos políticos e dos que souberam vigarizar o sistema, foram sempre pequenas relativamente aos quarenta e tantos anos de descontos elevados, 24,5+11% = 35,5%, que deveriam ter sido postos a render, como se de um seguro se tratasse, um seguro feito com a entidade mais séria de um país - o seu Estado. 
Para a maior parte dos portugueses que confiaram no sistema, a reforma consistiu na sua exclusão social. O valor da reforma acabava por ser pouco mais  de metade do último ordenado, o que obrigava a que o orçamento mensal fosse refeito várias vezes, até se encaixar no rendimento diminuído e  que ao longo destes 3 anos perdeu cerca de 8% do seu poder de compra, por falta de actualização face à inflação.
Mas hoje, 15 de Outubro de 2012, o governo desta nossa infeliz nação, pretende que os cidadãos reformados, que deram o melhor das suas capacidades de trabalho ao país, que nem têm sindicatos a defendê-los porque já não estão no activo, reduzam em 2013 o seu orçamento para metade. Contas feitas é disto que se trata, de passar a metade. Mas como fazê-lo? Como reduzir um orçamento, já escasso, para metade, se sobe a renda da casa ou IMI, os custos da electricidade, da água, do gás, dos transportes? 
As pessoas têm compromissos, assumidos na base do contrato que fizeram com o Estado. Se o Estado não cumpre, como podem eles continuar a cumprir? Não podem. Por muito que se esforcem não conseguem passar a governar-se com metade. 
E pior ainda, os reformados, nem sequer estão já em idade de emigrar, apenas estão em idade de se arrependerem de não terem emigrado e estabelecido a sua vida noutro país!
Seguramente que o Governo percebe que está a tentar reduzir à miséria, o povo que o elegeu. E esse povo terá tanto medo que vai baixar a cabeça e aceitar a canga que de novo lhe querem pôr?
Pobre Portugal! Pobres portugueses! Nunca se conseguiram unir para se governarem com justiça! Sempre dependentes dos outros, dos estrangeiros, ingleses, franceses, espanhóis, holandeses ...
Justificámos isso pelo analfabetismo da população, mas o povo que hoje se manifesta e sai à rua, não tem qualquer semelhança com o povo que o fez no 25 de Abril de 1974. Grande parte dele, andou na escola e mesmo aquele que apenas andou pelas "novas oportunidades", tem telemóvel, computador, cartão de crédito e de débito. 
Com estas medidas não vai poder haver lugar à solidariedade para que se possa matar a fome e continuar a acudir aos desempregados. Todos na miséria não nos podemos ajudar. 
Acordemos. Hoje. Enquanto é tempo.  



Sem comentários: