sexta-feira, 1 de maio de 2009

1º de Maio 2009


Que linda tarde de Primavera, a deste 1º de Maio 2009!
Sentei-me numa esplanada com um livro e, meio ao sol, meio à sombra, frente a um bonito jardim fui lendo durante cerca de 2 horas. Ao longe, ora o som de uma gaita de foles e bombos, ora os ensaios dos alunos da escola de música mesmo em frente. Depois fui até ao centro, ao meio do povo, à festa. Lá estavam os bombos a actuar com as suas bonitas camisola vermelhas. Fiquei um pouco mais do que seria habitual. Saboreando a música popular "
oh minha farrapeira oh minha farrapeirinha" , sentindo o entusiasmo com que tocavam os seus bombos enquanto pensava que havia pouca gente . Um 1º de Maio em que o Mundo parece dizer que dispensa o trabalho e os trabalhadores.
Assustam-se os homens e mulheres donos destas mãos que tocam os bombos, que tecem, lavram, edificam, organizam, modificam, enfeitam e tornam o nosso mundo bonito num mundo um pouco mais confortável. Elas não são dispensáveis, apenas mudam de lugar. É nelas que reside toda a força do Mundo e os trabalhadores às vezes esquecem que a Norte ou a Sul, a Leste ou Oeste, é nas suas mãos que está o poder.
Reparo na ironia entre o dia que hoje se comemora e o livro que estou a ler. É o Princípe de Maquiavel.

Sem comentários: